Já aconteceu com você daquela roupa nova começar a puxar fio ou desbotar com pouquíssimo tempo de uso? Provavelmente, você não cuidou dela da forma correta! A vida útil e a durabilidade de uma roupa dependem dos cuidados adotados logo que ela começa a ser usada. Por isso, a lavagem está entre as principais formas de preservar o tecido das roupas.

A verdade é que a maioria das pessoas não cuida das suas roupas corretamente, lavando e secando sem os devidos cuidados. Então, descubra como preservar os tecidos das roupas, principalmente as mais delicadas e especiais!

Preservar o tecido das roupas: 5 dicas de lavagem

Lavar a roupa é uma tarefa bastante básica em nosso dia a dia. Quem diria que existem tantos truques e detalhes que ajudam na preservação das peças, não é mesmo?! Desse modo, além das formas de tornar uma roupa mais duradoura, você vai descobrir que o processo de limpeza pode ser mais simples. Acompanhe!

1. Faça a triagem das suas roupas no processo de lavagem!

Antes de começar o processo de lavagem, a primeira coisa a ser feita é separar as peças por tipos. Ao invés de lavar todas juntas, faça uma triagem por cor, modelo e diferentes tecidos (delicados ou não). Se esse cuidado não for tomado, a roupa ficará desbotada e envelhecida rapidamente.

Por exemplo: o jeans é uma peça que causa atrito em roupas com tecidos mais sensíveis, como a seda. Isso causa bolinhas ou fiapos. Outro exemplo errado da mistura de roupa é lavar peças escuras com claras. A tintura preta ou azul pode acabar tingindo, ou amarelando as demais.

2. Conserve as roupas com água fria

Um detalhe do processo de lavagem que muitas pessoas não aplicam é a temperatura da água. Para a conservação, a água fria é a mais indicada. No entanto, é comum as pessoas usarem água morna para remover alguns tipos de manchas nas vestimentas.

O problema é que essa solução pode até limpar, porém, também danifica e enfraquece as fibras da peça. Por isso, utilizar água fria é sempre a melhor opção para evitar danos e manter a cor original.

3. Vinagre e seus truques na hora da lavagem!

Usar uma meia xícara de vinagre para um balde d’água durante a lavagem é um truque simples para remover manchas amareladas ou esbranquiçadas. De quebra, a substância ajuda a tirar o cheiro de suor das roupas. Isso evita a necessidade de esfregar as peças com força, além de otimizar o tempo na máquina. 

4. Fique de olho no relógio

Outra dica para evitar o desgaste das fibras do tecido é o tempo que as roupas são colocadas de molho. As peças devem ficar na água parada por no máximo 2 horas, pois, além de estragarem, as roupas que ficam muito tempo de molho, como de um dia para o outro, podem ficar com mau cheiro e acumular bactérias.

5. Cuidado com o uso excessivo de sabão!

Por fim, evite cometer um erro muito comum na hora de lavar: colocar muito sabão nas roupas. O produto acaba causando atrito entre as peças e dificultando o processo de limpeza.

É possível preservar o tecido das roupas lendo as etiquetas!

Todas as dicas trazidas aqui com certeza irão te ajudar a conservar melhor as suas roupas. Porém, o que realmente evita que elas sejam danificadas antes do tempo é o cumprimento das instruções trazidas na etiqueta.

Por isso, não deixe de ler esse importante artigo têxtil! Na etiquetagem estarão o modo de lavagem e secagem para roupas de diferentes tecidos. Afinal, roupas delicadas merecem um pouco mais de atenção.

Além disso, a etiqueta também instrui sobre o uso de alvejantes, fabricação e procedência da roupa. Quer saber mais sobre a produção de etiquetas? Então, entre em contato com a Sansil!