Digite abaixo o que procura:

Descubra como lavar o jeans sem desbotar!

Descubra como lavar o jeans sem desbotar!

Calça e jaqueta jeans: quem não possui alguma dessas peças em seu guarda-roupa? O jeans é uma tendência atemporal e queridinha da grande maioria das pessoas. Mas, como ele é feito a partir do tecido denim, quando submetido a uma forte pigmentação e a uma lavagem industrial, é comum que, ao lavar o jeans, ele venha a desbotar com certa facilidade.

Infelizmente, muitas pessoas não sabem que existem maneiras adequadas de lavar e secar seus jeans. Esses cuidados aumentam a vida útil da peça, gerando economia para o usuário – que tão cedo não precisará de novas roupas! Mas, além disso, a preservação do jeans é uma maneira de garantir a manutenção das peças e auxiliar o meio ambiente.  

Afinal, o Brasil é o segundo maior produtor de jeans do mundo, produção têxtil que está entre as mais poluentes do segmento.  

As peças jeans possuem cuidados específicos!

Calças que rasgam facilmente entre as pernas, jaquetas que perdem a cor, blusas que furam e descosturam: será que a peça é de má qualidade ou você negligenciou os cuidados com o seu jeans? Muitas pessoas acreditam que esse tecido é extremamente resistente. Porém, essa resistência varia bastante com a forma de lavar, secar e armazenar as peças. Conheça algumas curiosidades sobre o jeans!

Em pouco tempo, as fibras do denim podem se desgastar. Inclusive, algumas peças devem ser lavadas unicamente à mão. Saiba como preservar!  

Como lavar o jeans sem desbotar?

Altas temperaturas e químicos são os principais vilões para o tecido denim. Por isso, separamos 8 dicas de como lavar a sua peça utilizando também recomendações caseiras! Anote tudo:  

1. Vinagre

Sabia que o vinagre ajuda a tintura do jeans fixar no tecido? Para evitar que a tinta saia, coloque meio copo do produto em uma bacia com água fria – em torno de 200 ml para cada 6 litros de água. Deixe sua peça de molho de um dia para o outro e lave em água fria. Não se preocupe: o produto não deixará cheiro! 

2. Sal na água

Da mesma forma que o vinagre, o sal também auxilia na conservação da tintura da roupa. Na lavagem, coloque 2 colheres de sopa de sal para cada 4 litros de água. Deixe as suas peças de molho por cerca de uma hora e lave bem em água fria.  

3. Sombra

O sol é um grande vilão para os jeans, já que com ele as peças desbotam muito mais rápido. Deixe as peças secando naturalmente em lugar com sombra.  

4. Lavar o jeans apenas sabão

Ao lavar na máquina utilize sabão diluído em água e amaciante com parcimônia, deixando agir por 5 minutos. Porém, jamais, adicione alvejante. Esse produto é abrasivo e danifica as fibras do denim. 

5. Do avesso

Antes mesmo de lavar, vire a peça do avesso. Assim, você evita que qualquer químico entre em contato com o tecido, evitando desbotamento e surgimento de manchas. Mantenha a peça do avesso também durante a secagem.  

6. Lavar o jeans no modo suave

Atenção ao lavar o jeans na máquina: apesar de parecer resistente, o denim não pode bater em ciclos pesados. Opte sempre pela lavagem suave.  

7. Lavar o jeans com jeans

Outra dica é reservar as peças do mesmo tecido para serem lavadas juntas. Devido à pigmentação, evite lavar roupas brancas e claras na mesma leva.  

8. Sem secadora

A grande maioria desses eletrodomésticos emite ar quente durante a secagem, o que é altamente prejudicial para a peça. 

Ao lavar o jeans, leia as etiquetas!

Apesar de sugerirmos dicas padrões, é importante lembrar que a espessura, a pigmentação e a lavagem jeans podem variar bastante de acordo com o tipo da roupa. Para evitar erros, sempre leia as etiquetas das peças! Nelas, estão todas as recomendações de fabricação, lavagem e secagem que você precisa saber. Em caso de dúvidas em relação à etiquetagem, entre em contato com a Sansil!

Comente esse post