Digite abaixo o que procura:

11 dicas de como cuidar das roupas pretas!

11 dicas de como cuidar das roupas pretas!

Quando o assunto é roupas, assim como o branco, o preto é predominante nos guarda-roupas. O “pretinho básico” pode ser visto em qualquer ambiente: trabalho, festas, barzinhos, parques e até em vestimentas de praia. As roupas pretas proporcionam um look sério, mas também cheio de personalidade.

Entretanto, muitos usuários não cuidam das peças da forma correta. Por conter alta dosagem de corante e tintura, as roupas pretas são sensíveis a manchas e podem desbotar facilmente. Separamos algumas dicas de como manter a peça sempre bonita. Confira!

Roupas pretas: a peça coringa nos guarda-roupas

As vestimentas pretas são uma das mais utilizadas, tanto por combinarem com diferentes ocasiões, quanto por oportunizarem um visual mais básico, porém, elegante ao mesmo tempo. Há ainda quem as prefira por defenderem que a cor “emagrece”, afinando a silhueta.

Dicas para conservar a cor preta das peças!

Infelizmente, muitas pessoas vivem de preto, mas não se importam com o processo de lavagem e secagem. Resultado: andam por aí com roupas desbotadas. Veja 11 dicas de como reverter isso:

01. Leia as instruções da etiqueta

Antes de lavar a sua peça, leia com atenção as orientações presentes na etiqueta. Conhecendo mais o seu produto, erros podem ser evitados.

02. Separar a roupa por cor

Essa etapa é fundamental para conservar suas roupas pretas. Assim como se faz com as peças brancas, as pretas também devem ser separadas das coloridas.

03. Separar por tipo de tecido

Outra importante separação é pelo tipo de tecido. Roupas mais delicadas, como de algodão ou seda, não devem ser lavadas junto com tecidos de fibras ásperas, como o jeans.

04. Não deixar a peça de molho

Para evitar o desbotamento, evite deixar a roupa preta de molho. Devido sua tintura, ela tende a desbotar mais que os outros tipos de peças.

05. Não usar água quente nas roupas pretas

As altas temperaturas aceleram o processo de desbotamento, além de oferecer risco de encolhimento da roupa.

06. Coloque a peça do avesso

Na hora da lavagem, vire a peça para evitar desbotamento e manchas por excesso de produtos.

07. Utilize a quantidade certa de sabão e amaciante

Produtos em excesso podem deixar a roupa dura e esbranquiçada. Além disso, opte pelo uso do detergente líquido pois este se dissolve melhor que o detergente em pó.

08. Lavar no ciclo de roupas escuras

Para evitar que a peça tenha atrito e se desgaste, lave a peça no ciclo de roupas escuras ou então, no ciclo de peças delicadas.

09. Evite o prendedor nas roupas pretas

Esse utensílio pode causar marcas na peça, deixando pequenas manchas indesejáveis. Se puder não usar, evite.

10. Secagem na sombra

As altas temperaturas devem ser evitadas também após a lavagem. Para manter a cor, seque a roupa na sombra ou à noite, em local arejado.

11. Não guarde as roupas pretas sem lavar

Para não desbotar, roupas pretas não devem ser guardadas no armário sem antes passar pela lavagem.

Truques caseiros para as manchas

Existem muitos truques caseiros aplicados no dia a dia. Um deles é o do sal que, quando colocado no reservatório principal da máquina de lavar, evita que corantes vazem durante o processo.

Outro truque é o do vinagre. Colocar um pouco do produto junto ao amaciante corta a espuma, facilita o enxágue e deixa a roupa mais macia.

Desodorante: o vilão das roupas pretas

Quando usado de forma inadequada, o desodorante pode deixar uma terrível mancha esbranquiçada na região das axilas. Na roupa preta, essa marca fica muito mais evidente. Por isso, prefira usar desodorantes antimanchas ou específicos para roupas pretas.

Outra opção para evitar as manchas é secar bem as axilas antes de aplicar o produto e esperar secar bem antes de vestir a roupa. Uma dica extra para roupas já manchadas: aplique detergente e esfregue bem, colocando a roupa para lavar normalmente. Se persistir, opte por um tira-manchas.

Faça seu orçamento na Sansil!

Existem diversas maneiras de como cuidar das roupas pretas, entretanto é importante lembrar que as etiquetas são essenciais na conservação das peças escuras. A Sansil oferece diferentes tipos de etiquetas bordadas, contendo todas as informações necessárias, para cada tipo de peça. Entre em contato e realize seu orçamento conosco!

 

Comente esse post