A etiqueta de composição serve para ajudar o consumidor a cuidar da peça. Para isso, a etiqueta deve instruir o comprador no processo de lavagem, além de constar as informações sobre a composição do produto, o nome da empresa que o fabrica, seu tamanho, a nacionalidade da peça e o CNPJ.

Seguir a regra é tão importante que é algo regulamentado por lei, sendo o órgão que fiscaliza as etiquetas dos produtos, o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas).

Mas na hora de pensar a etiqueta que irá acompanhar todas as peças da sua confecção surgem algumas dúvidas, não é mesmo? Sendo assim, a Sansil irá te ajudar a esclarecê-las.

O que deve conter na Etiqueta de Composição:

São obrigatórios os seguintes itens:

1º – Nome ou Razão Social ou Marca Registrada e CNPJ

É a identificação do responsável pelo produto. O nome do fabricante ou lojista podem variar sendo: Nome, Razão Social ou Marca Registrada.

2º – País de origem

É a identificação da origem do produto.

3º – Composição dos tecidos utilizados na peça

É a identificação das fibras ou filamentos têxteis que compõem o produto e seus respectivos percentuais.

Ex: 67% VISCOSE e 33% SEDA

4º – Tratamento e cuidados para conservação

São as informações necessárias para que o consumidor saiba como conservar o produto. Os símbolos de lavagem precisam ter no mínimo 4mmX4mm e devem ser organizados na seguinte ordem:

Como se faz etiqueta de composição para roupa

5º – Indicação de tamanho ou dimensão

É a indicação do tamanho da peça. Ex: P, M, G, GG…

Cartilha do IPEM

O Inmetro lançou uma cartilha  que auxilia na hora de montar as etiquetas. Além das informações mencionadas neste post, também existem muitas outras que não foram citadas. Para mais detalhes de como organizar a sua etiqueta para roupas, acesse o link: ([Download não encontrado.] )

Após leitura da cartilha, aproveite e veja como personalizar etiquetas bordadas na loja online da Sansil!