Festas e eventos têm algo bastante em comum: a escolha e a preparação para um vestido deslumbrante! Esse é um item importante para qualquer mulher e convidada. Porém, a escolha da vestimenta adequada não é tão simples assim. 

Cada evento ou cerimônia possui as suas próprias regras de etiqueta. E, para não errar no look ou destoar entre os convidados, é importante seguir certas orientações. Para evitar contratempos, defina o seu vestido com antecedência e fique por dentro sobre o universo dos vestidos!

Saiba como escolher o vestido para cada ocasião! 


O vestido é a roupa ideal tanto para as festas casuais quanto para os eventos mais formais. Por isso, antes de tudo, é importante conferir se no convite da festa existe alguma especificação. 

Depois, você pode buscar referências de vestidos em blogs, vlogs, no Pinterest e em redes sociais de influenciadoras. Mas, principalmente, fique atenta nesses detalhes específicos para cada ocasião: 

Casamento 


A madrinha de um casamento deve seguir uma série de etiquetas. O vestido deve ser luxuoso, porém, sem ofuscar a noiva. Por isso, tenha bom senso na escolha da cor e do modelo. Porém, geralmente, a cor tende a ser ditada pelos noivos. Já entre as convidadas, o primordial é não usar branco e off White. 

O claro é uma exclusividade da noiva. Em casamentos cabem vestidos de festas tradicionais, como longos e até mesmo curtos, que sejam mais atemporais e valorizem os acessórios. Atenção: confira se o casamento impõe algum tipo de Dress Code, como traje de gala ou black tie. 

Vestido de formatura 


O vestido de formatura permite uma ousadia maior tanto para a convidada quanto para a formanda. Dessa forma, bordados, brilhos, fendas, transparências e decotes são muito bem vindos. Porém, um erro comum entre as formandas, principalmente, é esquecer que o tecido e os acabamentos da peça devem ser confortáveis, permitindo que se movimente e dance! 

Aniversários


Esse tipo de evento não requer tanta formalidade. Por isso, os vestidos coloridos, justos e “diferentes” caem muito. Dependendo da ocasião, é possível até mesmo usar tênis sport chic para montar o look. Mas, se o evento for um aniversário de 15 anos, repense o look! Pois, assim como no casamento, podem haver algumas etiquetas.  

5 cuidados para preservar os seus vestidos 

O vestido é delicado e, muitas vezes, uma peça fina e de alto custo. Por isso, os cuidados devem existir desde o uso da peça até o momento de guardá-la no roupeiro. Veja com mais detalhes o que fazer para manter a beleza e durabilidade da sua peça: 

Sujou o seu vestido? Aja com rapidez! 


É comum que durante a festa o vestido acabe sujando ou manchando em algum acidente. Porém, é necessário lavar a mancha imediatamente com água gelada para não dificultar a remoção. 

Evite lavar na máquina! 


Vestidos de festa são muito delicados e o impacto da máquina tende a destruir os acabamentos – principalmente se forem bordados ou pedrarias. 

Lavagem a seco


Uma boa opção de higienização é a lavagem a seco, indicada para roupas muito pesadas ou delicadas. A limpeza é profunda e, além disso, mantém as fibras íntegras e evita o desgaste. 

Atenção ao guardar a peça! 


Na hora de colocar o vestido no armário evite dobrar a peça. O recomendado é deixá-lo no cabide e, se possível, dentro de uma capa protetora. Pois, mesmo no guarda-roupa existem sujeiras e ácaros. Então, se você não tiver capa, então, guarde o vestido do avesso. 

Dica extra: fique atento às etiquetas


Não podemos esquecer que cada vestido tem um tecido e uma confecção própria. Por isso, as recomendações de lavagem e secagem ideal estão na etiqueta, trazida em cada peça. Leia com atenção para garantir a durabilidade do vestido. Entre em contato com a Sansil para saber mais sobre etiqueta!