Já sabemos que a moda hoje em dia muda muito rápido. A cada mês são lançadas novas coleções e renovar o guarda-roupa com essa frequência se torna inviável. Por isso, antes de comprar tudo novo, considere visitar brechós.

Com paciência, você verá que é possível encontrar peças de qualidade com um preço mais acessível. Além disso, ainda conta com o benefício de estar reutilizando uma peça de roupa. Para aqueles que se animaram com a ideia de fazer compras em brechós, confira algumas dicas de como fazer boas escolhas:

Escolha bem os brechós:

Existem diferentes tipos de brechós e saber diferencia-los pode ajudar na hora de escolher as peças de forma adequada à sua necessidade.

Existem aqueles que são especializados em grandes marcas e vendem peças de estilistas a um preço mais acessível. Existem também os considerados Vintage, que são especializados em peças mais antigas e valorizam o estilo “Old School”.

Por fim, existem os bréchos de segunda mão, que são os mais comuns. Esses, apenas se concentram em vender roupas já usadas, mas que se encontram em boas condições. Defina o seu foco e faça sua escolha por aquele que mais se adéqua às suas necessidades.

Experimente com atenção:

Na maioria das vezes, os brechós não aceitam troca ou devolução. Por isso, é importante experimentar e avaliar a peça de todos os ângulos possíveis. Cheque se ela é confortável, se o tecido está bom, se as costuras foram bem feitas, se forro está em boas condições.

Avalie a autenticidade:

Se você deseja comprar uma peça de marca, é preciso conhecer previamente as características das peças originais. Procure por números de série, as etiquetas bordadas, observe o acabamento, forros, carimbos, etc. E lembre-se que ninguém venderia uma peça original por um preço muito baixo. Desconfie sempre.

Veja se vale à pena:

Pode ser que a peça tenha alguns pequenos defeitos, você precisa avaliar se vale à pena pagar o valor que está sendo pedido.

Entre os defeitos mais difíceis de lidar estão manchas, que, por serem muito antigas são quase impossíveis de sair; forros manchados e descosturados, que dificilmente será possível trocar sem alterar o caimento da peça. Já nos acessórios, não compre sapatos apertados, lembre-se de que o calçado já é usado e o couro não irá lacear mais do que isso.

Sobre os ajustes:

Primeiramente, seja sincero consigo mesmo e avalie se você irá mesmo ajustar aquela peça ou se tem uma costureira de confiança que pegará o serviço. Caso a resposta seja negativa, já sabemos que é melhor não levar a roupa para casa. Além disso, é preciso ter certeza de que a peça aceita ajustes e isso não irá comprometer seu caimento, por exemplo.

Fazendo certas avaliações e levando em conta o custo-benefício é possível fazer ótimas compras. Mais do que garimpar verdadeiros achados, comprar em brechós pode ser uma atitude considerada sustentável. Você renova o guarda roupa sem que haja maiores impactos no meio ambiente e ainda recicla uma peça que possivelmente não teria mais uso.