Presentes de Natal, amigos secretos e mimos pessoais: o fim de ano desperta o impulso de ir às compras. Afinal, a lista acaba se estendendo e as ofertas comuns deste período do ano se tornam um grande atrativo. 

Por isso, sem um planejamento e organização, é comum que o consumidor caia em armadilhas! A compra de itens desnecessários, que afetam a saúde financeira da população em geral, é o principal alerta para esta época do ano.

Mas, com as compras feitas pela internet cada vez mais frequentes, os crimes cibernéticos também merecem atenção. Aprenda a economizar e evitar fraudes com essas dicas selecionadas! 

7 dicas para compras de fim de ano


É possível presentear amigos, familiares e ainda assim sobrar dinheiro para o próximo ano. Mas, para isso, é necessário se preparar e aplicar táticas simples para fazer compras assertivas. Não deixe as compras para a última hora seguindo este passo a passo: 

1 – Lista de compras


Qualquer boa organização começa com uma lista! Anote o nome de todas as pessoas que serão presenteadas e também a quantidade de amigos secretos que você participará. Se já tiver ideia de presentes, faça uma segunda lista. 

2 – Ticket médio


Estipule um valor teto para as suas compras para evitar os gastos excessivos. Ter um ticket médio definido ajuda a comprar sem impactar as contas do mês. 

3 – Pesquise! 


Essa é uma época com muitas promoções! Por isso, um mesmo presente pode ser encontrado com preço mais atrativo na loja ao lado ou na concorrente. Verifique sites de lojas e lojas físicas para comparar valores. 

4 – Evite o cartão de crédito


Parcelar as compras de fim de ano pode comprometer as contas de todo o ano seguinte! Por isso, não use o cartão, especialmente em compras pequenas. O ideal é destinar um percentual do 13º salário para esse tipo de gasto. 

5 – Atenção às roupas


A compra de novas vestimentas festivas pode ser uma grande armadilha. Afinal, será que vale a pena comprar uma peça que só será usada uma vez ao ano? Pesquise bem os preços, faça compras em brechós ou compre roupas que possam ser utilizadas novamente em outras ocasiões. 

6 – Não leve crianças


Na hora de fazer compras, deixe os pequenos em casa. É comum que eles se encantem por brinquedos, doces e principalmente decorações natalinas. Se você não sabe dizer não, evite!

7 – Pense no futuro! 

As festas de final de ano são ótimas, mas, existe um novo ano logo ali! Por isso, não compre por impulso e evite aquelas lembranças que parecem inofensivas, mas que geram um enorme impacto no orçamento final. Priorize um ano tranquilo e não se deixe seduzir por presentes que estão fora do seu orçamento. 

Dicas bônus: 3 recomendações para compras online 

Sabemos que as lojas físicas possuem um movimento intenso e filas em estacionamentos nesta época do ano. Nesse sentido, as compras online se tornam uma alternativa. Porém, além de se atentar ao prazo de entrega, é importante seguir essas recomendações para evitar fraudes: 

Desconfie sempre!


Preços milagrosos e lojas sem procedências são um risco. Por isso, a dica é pesquisar os valores em outros lugares e procurar pela avaliação do varejista no Google e no referenciado “Reclame Aqui”. Verifique também se a loja tem canais de atendimentos ativos (chat, telefone e e-mail). 

Site seguro?


Antes de colocar os dados do cartão, veja se o site é seguro para compras. Na barra de endereço deve ter a palavra “seguro” e um pequeno cadeado. E, lembre-se de jamais dar a senha do seu cartão (lojas sérias não pedem isso!)

Antivírus


Além de se atentar para não clicar em links suspeitos via e-mail ou WhatsApp, é importante que o antivírus do seu dispositivo (celular, tablet ou notebook) esteja sempre atualizado.