Digite abaixo o que procura:

Etiquetas para roupas: um verdadeiro manual | Sansil Etiquetas Bordadas

Etiquetas para roupas: um verdadeiro manual

Ao comprar peças novas é comum não se dar atenção às informações contidas nas etiquetas. Com a correria do dia a dia, o destino de todas as roupas, independentemente de tecidos, tamanhos e cores é quase sempre o mesmo: a máquina de lavar. Sem pensar muito, acabamos não utilizando um verdadeiro manual de conservação de artigos do vestuário: as etiquetas para roupas. Essa distração ou falta de cuidado pode nos custar estragos nas vestimentas, descoloração ou mesmo a perda da peça.

Para evitar que isso aconteça, dar uma breve atenção aos símbolos das etiquetas é a solução. Para muitos, inicialmente, olhar essas ilustrações pode não fazer muito sentido. No entanto, quando se interpreta corretamente esses desenhos, é possível descobrir a melhor maneira de cuidar da peça, higienizá-la e fazer com que aumente sua durabilidade.

Entendendo os símbolos das etiquetas para roupas

Normalmente, as etiquetas das roupas trazem explicações de cinco processos básicos a respeito da conservação da peça. Esses processos são: lavagem, alvejantes, secagem, limpeza a seco e modo de passar.  A seguir, saiba como entender as informações e interpretar os símbolos.

Todo símbolo marcado com a letra “X” informa que o procedimento não é permitido. Desenhos no formato de tina (balde ou vasilha) indicam o modo de lavar. Quando acompanhados de números, recomendam a temperatura da água em que a roupa pode ser lavada. Já as tinas que forem acompanhadas por traços, fazem referência à agitação em que a peça pode ser submetida dentro da máquina de lavar. Um traço pequeno, abaixo da figura, denota agitação reduzida, dois traços, agitação bastante reduzida. Caso não haja nenhum traço indicativo, a peça pode ser lavada normalmente, com agitação regular. Em algumas máquinas de lavar a agitação pode ser controlada pela opção, “lavagem de peças delicadas”.

Quando o símbolo vier acompanhado pelo desenho de uma mão, a peça só pode ser lavada a mão. Colocá-la na máquina, provavelmente, a danificaria. O uso dos alvejantes é representado pelo símbolo de um triângulo. Se o alvejante levar cloro na composição, só é permitido quando, dentro do da figura, estiverem as letras “CI”.

As etiquetas que trouxerem um quadrado desenhado demonstram o modo de secagem das peças. Se acompanhado por um círculo em seu interior, indica que a pode ser usada secadora, mas se acompanhada por pontos dentro do círculo, advertem a temperatura de secagem: um ponto para temperatura baixa e dois para temperatura elevada. Já quando o quadrado vier acompanhado de traços, a peça deve ser posta para secar na horizontal ou vertical, se forem vários traços, a roupa deve secar naturalmente.

Em relação ao modo de passar, é importante se atentar aos pontos que, normalmente, se encontram dentro da figura de um ferro, eles indicam a temperatura ideal. Um ponto indica temperatura de no máximo 110ºC, dois pontos indicam 150ºC e três, a temperatura não deve ultrapassar 200ºC.

Seguindo essas dicas e estando sempre cauteloso em relação às etiquetas bordadas para roupas, suas peças se manterão em bom estado, com as cores vivas e terão uma maior durabilidade.

Veja todos os símbolos citados no artigo.

Comente esse post