Pode até parecer inofensivo, mas o uso de roupas apertadas pode trazer consequências graves para a sua saúde. Usar roupas muito justas não aumenta só a retenção de líquidos e toxinas, mas também o risco de ter celulites e depósitos de gorduras em algumas partes do corpo. Se não houver uma mudança desse hábito, os sintomas podem se agravar e desencadear uma série de doenças.

Confira alguns problemas de saúde decorrentes do uso de roupas muito apertadas:

Má circulação sanguínea

O sangue venoso fica por muito tempo nas pernas e na região abdominal. Dessa forma, ao usar roupas justas, o sangue não consegue circular da forma adequada, gerando compressões.

Má digestão

Após as refeições, o estômago dilata devido à produção de ácidos gástricos. Se você estiver com uma roupa apertada, o estômago acaba sendo pressionado e essas substâncias retornam para o esôfago, dificultando a digestão e causando azia e refluxo.

Dores nas costas

Camisas que restringem o movimento dos braços podem sobrecarregar os músculos e as vértebras, exigindo maior esforço para se realizar alguma atividade. E o resultado disso são as dores nas costas.

Infecções ginecológicas

Calças muito justas prejudicam a oxigenação na região genital. O que gera a proliferação de bactérias e fungos. Além disso, os vasos presentes na região genital são bem sensíveis e não devem ficar pressionados o tempo todo.

Respiração curta

Sentir falta de ar pode estar associado ao uso de roupas apertadas demais. Calças justas ou cintos apertados, por exemplo, atrapalham a respiração. O ar só consegue chegar à parte alta do tórax e esse processo, chamado de respiração curta, pode ainda deixar o cérebro sem oxigênio e provocar diminuição de concentração e ansiedade.