Digite abaixo o que procura:

O tecido certo para cada tipo de roupa

Tipos de Tecido: O tecido certo para cada tipo de roupa

Saber escolher o tecido certo para cada tipo de roupa é determinante para que ela tenha a estrutura e caimento perfeitos. A escolha errada do tecido pode deixar a peça totalmente diferente do esperado e isso é frustrante.

Cada tecido tem suas particularidades e nem sempre o que fica bem para um vestido, também dará certo para uma calça, por exemplo.

Continue lendo este artigo e confira alguns tipos de tecidos e para qual peça eles melhor se adequam!

 

Tecido em Crepe

O tecido crepe é fácil de ser encontrado em lojas de tecidos finos. Existem vários tipos e todos se adequam bem para vestidos e moda casual. São bem soltinhos e fluidos e variam de espessuras e texturas. Alguns são mais transparentes, outros mais encorpados. Entre os diversos tipos de crepes, crepe nuage, crepe dior, crepe pasquale, crepe em seda, entre outros.

 

modelos-de-vestido-feminino-em-tecido-crepe-bubbleFoto: Reprodução/Pinterest


Renda

A renda é um tecido bastante conhecido. Fino e delicado, é muito utilizado em trajes de luxo como roupas de festa e vestidos de noiva. Porém, também é muito usado em peças do dia a dia, trazendo elegância ao look. Pode ser aplicada por cima de vários tecidos, como tule.

modelo-de-blusa-e-vestido-de-noiva-em-tecido-renda Foto: Reprodução/Pinterest

Linho

O linho é um tecido de excelente qualidade e de alto luxo muito versátil e vai bem para peças dos climas outono e inverno. É um tecido resistente e que seca rapidamente. É importante estar atento às medidas do manequim, pois o linho possui baixa elasticidade.

 

modelos-de-roupas-em-tecido-linho  Foto: Reprodução/Pinterest

 

Lã Fria

Ao contrário do linho que é utilizado para dias frios, a lã fria é uma lã tropical, excelente para o verão. Isolante térmico, consegue manter o frescor no calor ou aquecer quando frio.

 

modelos-de-roupa-feminina-em-tecido-lã-fria  Foto: Reprodução/Pinterest

 

Chiffon

O Chiffon é um tecido leve e com transparência. Pode ser usado no dia-a-dia e, até mesmo, em vestidos de festa. É excelente para fazer roupas com camadas, pois ele não tem muito volume e traz leveza e delicadeza à peça.

 

 Foto: Reprodução/Pinterest

 

Tweed

O tweed é um tecido bastante sofisticado. É uma lã grossa, bem quentinha. Fica melhor em conjuntos e blazers, embora seja possível fazer alguns modelos de vestido com ele, mas, por causa da rigidez, é preciso observar bem o caimento.

 

modelos-de-roupa-feminina-em-tecido-tweed  Foto: Reprodução/Pinterest

 

Conclusão

Citamos apenas alguns dos inúmeros tecidos existentes, apenas para se ter uma ideia de como visualizá-los melhor e entender sua importância na hora de confeccionar uma roupa.

Sendo assim, o primeiro passo é escolher a peça que será costurada. Separe o desenho, imagine o resultado final, seu caimento e como será estruturado no corpo.

Verifique para qual ocasião você quer aquela peça e opte por um material que siga o estilo desejado. Escolha o que mais lhe agrada levando em consideração os itens citados anteriormente e você terá a peça perfeita de acordo com suas expectativas.

Mas não esqueça de conferir a etiqueta da roupa antes de lavar. Assim, você não corre o risco de danificar o tecido!

Comente esse post