A indústria da moda criou muitas estratégias para valorizar a história e o espaço de empresas no mercado. O uso de logomania e de etiquetas bordadas para marcas famosas são exemplos disso. 

A logomania é uma tendência que expressa a identidade de um nome, despertando o desejo dos clientes. Entretanto, por causar um forte impacto visual, pode ser uma alternativa polêmica, vista como “ostentação” ou “extravagância”. Porém, quando usada com etiquetas bordadas, a logomania oferece benefícios para as confecções.

O que é logomania?

Se o termo “logomania” for procurado no dicionário, ele poderá ser encontrado como algo semelhante a “gosto excessivo por palavras” ou “amor obsessivo por letras”. Mas, na verdade, esta é uma forte aposta têxtil, principalmente entre as marcas famosas e de luxo. 

A proposta dessas coleções de roupas, calçados e acessórios é trabalhar o nome e logotipo de maneira explícita. Por isso, costuma gerar uma sensação de pertencimento entre quem usa o conceito. 

A logomania pode ser trabalhada de diversas formas:

Tradicional

São modelos com logomania aplicadas de forma direta, em que o nome ou logo aparecem de modo centralizado e explícito nas vestimentas, agregando valor intencional para o produto.

Combinações

Neste tipo de confecção, a logomania é trabalhada de forma criativa trazendo diferentes combinações, designs e estampas. Um exemplo são confecções onde a estampagem, por si só, é nome ou logo da marca.

Minimalismo

Atualmente, muitas coleções usam as palavras discretamente. Assim, nome, logo ou abreviação podem ser encontrados como detalhes em acessórios, como acabamento, ou ainda, na lateral das peças.

A história da logomania

A tendência da logomania já é bastante antiga: surgiu no século XIX com a marca de luxo Louis Vuitton. Conhecida por ter as bolsas mais copiadas do mundo, a LV desenvolveu coleções com logomania como uma estratégia para minimizar a falsificação. 

Com o tempo, a tendência foi explorada de formas distintas. Mas foi nos anos 90 que a logomania virou febre por meio do conceito “streetwear”. Com o forte movimento de hip hop, iniciado nos Estados Unidos, a tendência ganhou o mundo.

Atualmente, permanece sendo uma forte aposta entre os consumidores asiáticos, especialmente os chineses.

A importância da logomania para as marcas

A logomania é semelhante a “vestir a camiseta” – literalmente – de uma marca. Mas, no caso das companhias de luxo, como Gucci, Dior e Chanel, por exemplo, ela é referência direta de status e poder aquisitivo. Quando o cliente investe em nome e abreviação explícitos, ele comunica que confia e concorda com os valores e imagem da empresa. 

Apesar das marcas de luxos serem referências, a logomania pode ser uma estratégia usada por qualquer confecção têxtil – especialmente, as que possuem um posicionamento de marca bem definido no mercado. 

As etiquetas bordadas para marcas são uma excelente estratégia para aplicar a logomania. Veja quatro benefícios da união do artigo têxtil com essa tendência:

Customização de produtos

O mercado têxtil está cada vez mais saturado e as coleções repetitivas. Mas, com as etiquetas, é possível personalizar as peças, criando opções mais autênticas e um guarda-roupa único.

Branding profissional

O uso de etiquetas bordadas para marcas é uma estratégia para trabalhar a logomania de diferentes maneiras, fortalecendo a identidade visual e transmitindo profissionalismo.

Durabilidade do produto

Além disso, o consumidor conhece mais sobre procedência da marca, material da confecção e processos de lavagem e secagem. Assim, o seu investimento terá maior retorno!

Elementos atrativos

Com o artigo têxtil, a marca consegue desenvolver o seu nome e logo em diferentes designs e acabamentos, como: overloque, corte à laser, tafetá, engomado, etc.

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