Digite abaixo o que procura:

Saiba como utilizar o círculo cromático na moda!

Saiba como utilizar o círculo cromático na moda!

O uso das cores é muito estudado e valorizado por diferentes profissionais, de diversos segmentos. Entretanto, no setor da moda, as tantas tonalidades se destacam pela infinidade de possíveis combinações, ao serem usadas na criação e lançamento de coleções de roupas. O Círculo Cromático é uma das principais ferramentas desenvolvidas para tais finalidades.

Através dele é possível definir uma paleta de cores específicas para o vestuário, e ainda por cima estar dentro as tendências de moda. Porém, além da indústria fashion, ele também pode servir para compor os looks dos consumidores da moda. Saiba como utilizar, da maneira correta, o círculo cromático na hora de se vestir 

A importância das cores!

A cor, além de ser um pilar dos conceitos visuais, é a primeira coisa que chama atenção em uma roupa. Portanto, ela está muito atrelada a confecção de vestuário. Entretanto, vai muito além disso! A escolha das cores é capaz de transmitir uma mensagem, uma identidade e até sensações. 

Quando se trata da marca, a cor está diretamente ligada ao conceito e posicionamento da empresa e de sua produção. Porém, ela também diz muito sobre as pessoas que utilizam determinadas roupas e os tons escolhidosA escolha da cor, e a forma de usar, definem a personalidade do usuário.

Na indústria, o Círculo Cromático é quem define as cores expostas nas coleções após uma longa análise de mercado. Além da tonalidade, são trabalhados também nuances, contrastes e saturações. Outros fatores também são levados em consideração na hora de escolher uma paleta de cores, como: 

  • Estética da marca;
  • Preferências do público;  
  • Sazonalidade;
  • Textura do tecido;  
  • Tingimento do tecido; 
  • Utilidade da peça. 

O que é o círculo cromático?

O Círculo Cromático é uma ferramenta que facilita a visualização das cores captadas por nossos olhos, através do uso uma cartela. Tal material permite ao usuário fazer combinações e variações diversas, já que a mesma é dividida em 12 partes iguais, com diversas tonalidades.  

Três dessas 12 partes são compostas pelas cores primárias – azul, vermelho e amarelo – e três pelas secundárias, que são as cores derivadas da mistura entre cores primárias – violeta, laranja e verde. As outras seis partes da cartela são compostas pelas cores terciárias, a mistura de primárias e secundárias O preto, branco, cinza e marrom não compõem a cartela porque são consideradas cores neutras.  

Como utilizar o círculo cromático nos looks?

As roupas que compõem um look devem se usadas conforme características pessoais de cada um, ornando com cabelo, olhos e tom de pele. Somente a partir disso, é possível definir, com a ajuda do Círculo Cromático, uma paleta de cores para cada indivíduo. Veja quadro possibilidades:  

01. Combinação monocromática

Roupas da mesma cor, mas com diferentes tonalidades, são usadas nesse mix. Além de alongar a silhueta, o tom sobre tom é uma tendência forte em passarelas, transmitindo elegância. 

02. Combinação de cores complementares

Essa combinação une duas cores que estão em lados oposto da cartela, permitindo um alto contraste visual. É uma mistura dinâmica, alegre e bastante original.  

03. Combinação análoga

Nesse mix, as cores utilizadas são vizinhas, ficando estas lado a lado no círculo cromático. Utiliza-se uma cor primária e mais duas adjacentes. Por serem semelhantes, o look fica visualmente degrade, transmitindo suavidade e harmonia.  

04. Combinação triádica

Por utilizar três cores com a mesma distância dentro da cartela, a combinação fica muito colorida e chamativa. O contraste é alto e ocorre a mistura de tonalidades frias e quentes. É a opção mais ousada e arriscada.

 

As cores e as estações!

A sazonalidade é muito importante no contexto visual. Verão e inverno tendem a ditar as tonalidades que serão utilizadas. Geralmente, verão e primavera se inspiram em tons quentes (vermelho, laranja e amarelo) e inverno e outono nos tons frios (verde, azul e roxo).  

Conserve a cor das suas peças!

Roupas com cores intensas possuem alta pigmentação. A lavagem correta da peça ajuda a preservá-la, mas também evita que manchas surjam. Por isso, não deixe de ler as etiquetas da sua roupa! Nelas estão todas as instruções de lavagem e também da composição da peça.

Comente esse post