Quem não gosta de ser presenteado? Mesmo assim, quando se fala em brindes promocionais e produtos promocionais, ainda existe quem não compreenda o real objetivo dessas cortesias. Além dos conceitos serem confundidos, algumas pessoas julgam essas mercadorias como de baixa qualidade. A verdade é que ambas podem oferecer muitos benefícios.
Quando bem utilizados, brindes e produtos promocionais se tornam uma excelente ferramenta de marketing. Essas estratégias são ações que podem aumentar a visibilidade de uma marca, mas, também fomentar as vendas e o lucro. Compreenda a diferença entre brindes e produtos promocionais e saiba porque eles são tão importantes para o seu negócio!
O que são brindes promocionais?
Os brindes são objetos e acessórios oferecidos em eventos, festividades, campanhas promocionais ou até mesmo mediante a compra de um outro produto ou serviço. Geralmente, esse tipo de mercadoria tem um custo acessível para a empresa e podem ser personalizadas com a logo ou identidade visual da marca.
Os brindes devem ser úteis e versáteis para que os clientes realmente usem os produtos. Assim, os acessórios serão mais vistos e a visibilidade da empresa será maior. Alguns exemplos populares de brindes são:
- Bloco de notas;
- Canecas;
- Canetas;
- Guarda-chuva;
- Mochilas;
- Porta copos;
- T-shirts.
O que são produtos promocionais?
Os produtos promocionais, porém, são mercadorias que possuem um preço menor, mas que não são necessariamente uma cortesia. Isso não quer dizer que se trate de um produto de baixa qualidade para fisgar clientes! Se trata de uma estratégia para que a empresa lucre mais ou não perca dinheiro.
Essa estratégia pode ser utilizada em diferentes objetivos como aumentar a competitividade no mercado, divulgar a marca, vender produtos parados em estoque e se destacar em datas sazonais, como Natal e Dia dos Namorados. Além disso, esse desconto ou benefício pode ser aplicado de diferentes formas. Veja os principais exemplos:
- Desconto tradicional;
- Desconto progressivo;
- Cashback;
- Sorteio;
- “Pague 1, leve 2”;
- Cupom de desconto;
- Brindes e cortesias.
Entretanto, os produtos promocionais devem ser muito bem definidos para que a ação funcione. Assim, a promoção deve ter um objetivo bem específico que auxilie na escolha adequada dos produtos, dos preços tabelados e dos canais de divulgação. Uma excelente estratégia é ter um briefing pré-definido e um calendário anual promocional.
Comparando brindes e produtos promocionais
Mas, então, qual é a relação entre brindes e produtos promocionais? Ambos fazem parte de um conjunto de ações de marketing. Mas, enquanto o brinde é um investimento da empresa para gerar uma cortesia ao cliente, o produto promocional é uma estratégia de venda que reverte em benefícios para a marca e também para o consumidor.
Com base nisso, o próprio brinde pode ser uma estratégia de produto promocional. Veja os benefícios que cada um oferece:
Brindes promocionais
São uma excelente estratégia para propagar a imagem e a visibilidade da empresa. Uma importante vantagem é a fidelização de clientes. Afinal, dar algo para alguém gera o sentimento de simpatia e reciprocidade, fidelizando mais e aumentando a probabilidade de parcerias.
Produtos promocionais
Essas são ações especiais desenvolvidas para uma determinada campanha de marketing ou vendas. Se destacar no mercado, aumentar a lucratividade e até evitar prejuízos financeiros são as principais vantagens de adotar a estratégia.
Etiqueta bordadas em produtos promocionais
Vai usar brindes ou produtos em suas estratégias? Então, independente da sua escolha, opte por etiquetas bordadas para deixar as mercadorias de confecção profissionalizadas. A etiquetagem é uma ótima maneira de obter qualidade e durabilidade de peças como bonés, mochilas, t-shirts e até mesmo porta copos.
Não esqueça de optar por empresas especializadas em etiquetas. A Sansil além de oferecer acessórios com diferentes acabamentos também personaliza brindes e produtos com a sua logotipo e identidade visual. Solicite um orçamento!
Deixar um comentário