Digite abaixo o que procura:

Moda sustentável: saiba como realizar a curadoria de roupas!

Moda sustentável: saiba como realizar a curadoria de roupas!

A curadoria de roupas é um serviço muito presente no mundo da moda. Essa importante função ocorre por trás de todo o trabalhado desenvolvido por brechós ou bazares, sejam eles físicos ou online. A compra de vestimentas usadas é uma tendência que só cresce por gerar economia e ser também uma alternativa dentro da Moda Sustentável.  

Porém, você sabe qual é o diferencial de realizar a curadoria de roupas? O mundo fashion possui um apelo artístico bastante forte. Por isso, contar com um trabalho de cuidado e zelo das peças é fundamental para se destacar. Saiba mais sobre o assunto!

O que é curadoria de roupas?

Administrar, organizar, zelar: a curadoria fashion é responsável por auxiliar marcas e estilistas em qualquer âmbito, desde o lançamento de coleções até o serviço nas mídias sociais. Entretanto, dentro disso, existe também a curadoria de roupas, muito empregada na manutenção de peças de brechós. Dessa forma, um curador é responsável por selecionar e cuidar desses itens.

Passo a passo para realizar a curadoria de roupas!

Cada vez mais popular, o brechó é um conceito de negócio que vende produtos usados, geralmente roupas e antiguidades. Porém, ainda tem quem confunda brechó com bazar. Apesar de parecer, não é a mesma coisa!  

Enquanto o bazar geralmente trabalha com roupas doadas e de segunda mão, o brechó prioriza qualidade e aposta na curadoria. Esse é um trabalho minucioso, que garante a conservação e boa apresentação das roupas ao longo de várias etapas. Veja o passo a passo:  

  • Avaliar: as roupas chegam ao brechó por venda, doação ou consignação (ou porque o curador fez um desapego próprio). Uma boa triagem irá selecionas as peças que estão em bom estado.  
  • Higienizar: após a seleção, as vestimentas passam por um longo processo de higienização, sendo lavadas, desinfetadas e passadas devidamente.  
  • Reparar:  é normal que algumas peças de qualidade e de marcar necessitem de pequenos ajustes. Costuras, remoção de mofo e reposição de botão são feitos nesse momento.  
  • Organizar: assim que as peças ficam prontas, podem ser separadas por categorias, como: tipo, cores, estação, estilo, tamanho e funcionalidades.  
  • Armazenar: depois disso, as vestimentas são guardadas em prateleiras, cabides e araras que garantam a conservação da peça.  
  • Supervisionar: até que a peça seja vendida, o curador deverá cuidar e zelar por ela, evitando que mofe ou estrague.  
  • Administrar: assim que for vendida, é necessário dar baixa do produto e, em caso de brechó online, divulgar a venda.  
  • Customizar: brechós mais especializados realizam também a customização de roupas. Isso inclui tinturas, bordados e demais adaptações nas vestimentas.  

Qual a importância da curadoria para a Moda Sustentável?

Brechós com curadoria são grandes aliados da Moda Sustentável, movimento que busca tornar a produção de roupas mais limpa, consciente e com maior reaproveitamento. Para os consumidores, comprar vestuários nesses negócios já é uma grande vantagem.  

Com essa adesão, é possível economizar até 80% mais quando comparado com lojas convencionais. Porém, os benefícios não param por aí. A revenda de peças traz vantagens para o planeta e para a indústria de uma forma geral. Veja as principais:  

  • Auxilia na preservação ambiental;
  • Estimula o reaproveitamento e sustentabilidade;  
  • Evita que vestimentas vão parar nos aterros; 
  • Poupa recursos hídricos (como água);  
  • Utiliza menos energia na produção de novas peças;  
  • Utiliza menos produtos químicos em novas peças;  
  • Diminui a produção de jeans (peça altamente poluente);  
  • Conserva a roupa por mais tempo!  

Não se esqueça de ler a etiqueta!

Quando o assunto é sustentabilidade nós podemos fazer a nossa parte lendo as etiquetas das roupas. Nelas estarão informações como o material de confecção e instruções de lavagem. Seguir essas orientações não só preserva a peça como aumenta sua durabilidade, podendo ser repassada com mais beleza e qualidade!  

  

Comente esse post