Digite abaixo o que procura:

Dicas de como tirar o mau cheiro das roupas

Dicas de como tirar o mau cheiro das roupas

Quem nunca se deparou com a situação de recolher as peças secas no varal e notar o mau cheiro das roupas recém lavadas? Muitas vezes, por uma questão de praticidade, colocamos a peça na máquina de lavar e nos esquecemos de fazer uma pré-lavagem na região do suor e o resultado… já viu, né?

Para evitar que essa situação se repita com você, confira algumas dicas de como remover o mau cheiro das roupas!

DICA 1: Livre-se do mau cheiro das roupas brancas com bicarbonato de sódio

O Bicarbonato de sódio é excelente na remoção de manchas e odores de suor. Ele atua muito bem na lavagem de roupas brancas, mas caso a lavagem seja para peças coloridas, faça um teste antes:

Faça uma misturinha de bicarbonato com um pouco de água, de maneira que forme uma pasta. Vire a peça ao avesso e, em um local discreto, aplique uma pequena quantidade e esfregue com delicadeza para ter certeza que o tecido não mancha.

Na dúvida, prefira utilizar o bicarbonato de sódio apenas em peças brancas.

Procedimento para se livrar do mau cheiro das roupas:

  1. Pré-Lavagem: Dilua 1 xícara de bicarbonato de sódio à 4L de água e deixa de molho ao longo da noite.
  2. No dia seguinte, inicie o ciclo de lavagem das roupas na máquina normalmente, incluindo o sabão que você costuma utilizar.
  3. Quando a quantidade de água atingir o nível da lavagem, adicione meia xícara de bicarbonato. Se estiver lavando muita roupa, coloque um pouco mais e lave normalmente.

Outras vantagens do bicarbonato de sódio:

  1. Previne o aspecto encardido de roupas brancas;
  2. Tira manchas amareladas, serve como amaciante quando usado no último ciclo de enxágue;
  3. Limpa a máquina de lavar.

IMPORTANTE! Nunca aplique o bicarbonato de sódio diretamente em um tecido! Sempre dilua antes para evitar danos ás roupas!

DICA 2: O Vinagre combate o mau cheiro das roupas

Pode parecer estranho, mas uma das alternativas para eliminar o mau cheiro das roupas é o vinagre branco destilado. O vinagre é muito utilizado no dia-a-dia doméstico, tanto na culinária, faxina e lavagem de roupas.

Basta adicionar ao último ciclo de enxágue 1 xícara de vinagre, que os odores serão eliminados de suas roupas.

Outras vantagens de utilizar vinagre durante as lavagens:

  1. Protege os tecidos da descoloração, inclusive na primeira lavagem da peça;
  2. Amacia as roupas sem deixar resíduos;
  3. Elimina a aderência estática, evitando que suas roupas “grudem” em você;
  4. Vestígios de sabão nas roupas não são páreos para a ação anti resíduos do vinagre;
  5. Evita que boa parte dos pelos e fiapos fiquem aderidos ao tecido;
  6. Elimina manchas amareladas e escuras;
  7. Pode substituir o sabão comum na lavagem de roupas delicadas.

DICA 3: Neutralize o mau cheiro das roupas com limão

Não é novidade alguma que o suco de limão é um antisséptico poderoso. Quando aplicado à tecidos, é possível eliminar o mau cheiro rapidinho!

Para isso, basta misturar o suco de 1 limão com a mesma quantidade de água, aplicar na região da peça com mau cheiro e esfregar delicadamente. Em seguida, deixe de repouso por 10 minutos e lave a peça normalmente!

Dicas extras para uma lavagem de roupas perfeita:

  1. Quando as roupas estiverem muito suadas, encardidas ou com mau cheiro, sempre faça uma pré-lavagem e deixe-as de molho uma noite antes.
  2. Fique de olho na quantidade de sabão e amaciante que está utilizando nas lavagens. Quando em excesso, esses produtos não permitem um bom enxágue e pode gerar mau cheiro e manchas ao tecido.
  3. Para potencializar a ação de eliminar o mau cheiro das roupas, é possível combinar o bicarbonato de sódio com o vinagre. Essa mistura irá juntar todos os benefícios dos ingredientes já listados anteriormente e deixar suas roupas extremamente limpas e macias!
  4. Quando possível, lave as roupas de acordo com a temperatura indicada pelas etiquetas das roupas. Não há sujeira, mancha ou mau cheiro que resista à combinação de água quente + vinagre! Se não sabe como ler as instruções das etiquetas, nós fizemos um post falando sobre isso
  5. Por último, tente secar suas roupas em local ventilado e com luz do sol, pois é o ambiente ideal para acabar com qualquer mau cheiro!

Conclusão

Com todas essas dicas com certeza as suas roupas vão ficar super limpas, macias e bem perfumadas! Como foi possível observar, o vinagre, principalmente, é um excelente aliado na hora da lavagem de roupas e seu uso é indispensável!

Então não perca mais tempo e comece agora mesmo a lavar suas roupas sem esforço!

 

Comente esse post