Digite abaixo o que procura:

Dicas de como cuidar das roupas íntimas

Dicas de como cuidar das roupas íntimas

As roupas íntimas precisam de mais cuidados do que as roupas comuns. Isso porque essas peças estão em contato direto com partes delicadas do nosso corpo, interferindo diretamente na nossa saúde. Por esse motivo, a forma como fazemos sua higienização é muito importante. Saber lavar uma peça e escolher a melhor opção para o uso diário são ações fundamentais. Confira algumas dicas:

Lavar as roupas íntimas

Colocar calcinha, cuecas e sutiãs na máquina de lavar pode ser prejudicial para as peças e para a sua saúde. O ideal é lavar as peças à mão, com água fria. A água quente pode desfiar rendas e enfraquecer o elastano. Caso você ainda opte por lavar na máquina, utilize uma sacola de lavagem especial.

Os produtos

Durante a lavagem, evite produtos que sejam agressivos ao tecido. Fragrâncias muito fortes também podem acabar alterando o pH íntimo e irritando a pele, que é bem sensível nessa região. O sabão de coco ou de glicerina são boas opções.

Para evitar manchas

Separe as peças íntimas de acordo com as cores. Já que alguns tecidos podem soltar tinta, as peças brancas precisam ficar separadas das coloridas, evitando manchas. Lembre-se também de utilizar o sabão adequado à cor.

Ao secar

Escolha um local arejado e prefira colocar os sutiãs no varal à sombra. Nunca deixe a lingerie secar exposta diretamente ao sol, isso pode desbotar a peça e danificar o tecido.

Torcer as roupas íntimas

Essa prática está totalmente proibida com relação aos sutiãs e calcinhas de seda e rendas. Peças com bojo também não devem ser torcidas.

Sobre as roupas íntimas no banheiro

Pela praticidade, muitas mulheres optam por lavar a lingerie durante o banho e deixá-la secar no banheiro. No entanto, esse hábito pode diminuir a vida útil da sua calcinha ou sutiã e prejudicar a sua saúde. Como é um ambiente úmido, o banheiro favorece ao aparecimento de fungos.

Uma boa escolha é lavar durante o banho mas pendurar as peças em local arejado logo após sair do banheiro. Dessa forma, a peça não fica exposta à umidade.

A peça depois de seca

Essas peças geralmente não precisam ser passadas. Para deixar tudo em ordem deixe-as empilhadas em uma gaveta específica. Os sutiãs podem ser pendurados em cabides.

Leia as etiquetas!

Apesar de existirem algumas dicas básicas de como cuidar corretamente das roupas íntimas, cada peça possui uma maneira específica para ser lavada, secada e passada; que depende inclusive da composição do seu tecido. Por isso, é sempre relevante ler as etiquetas das roupas. As etiquetas trazem informações essenciais para que as roupas durem e permaneçam com aspecto novo por bastante tempo.

Comente esse post