Usar a secadora de roupas é um facilitador. No entanto, o uso incorreto desse eletrodoméstico pode acarretar em consequências indesejáveis, como o encolhimento das peças. Para evitar que isso aconteça, a primeira e imprescindível dica é ficar atento às etiquetas das roupas. Elas irão indicar se a peça pode ser colocada na secadora e, em caso positivo, qual a temperatura correta.

Se você não tem a mínima ideia sobre o que são aqueles cinco símbolos que aparecem em fila nas etiquetas, não se esqueça desta dica: a sequência deles é universal e o terceiro símbolo é sempre o da secagem – representado por um quadrado com um círculo no meio. Dentro do círculo, pode existir:

Um ponto

Significa que a secagem em lavadora é permitida com uma temperatura baixa.

Dois pontos

Significa que a secagem em lavadora é permitida até em temperatura elevada.

Um “X”

Significa que a peça não deve ser colocada na secadora de roupas.

Um dos principais motivos que faz uma roupa encolher na máquina de secar é programar uma temperatura maior do que as fibras do tecido podem resistir. Este é outro momento em que as etiquetas bordadas podem ajudar, nelas sempre constam a composição da roupa, ou seja, os tecidos utilizados. Sabendo disto, você terá noção de qual peça pode encolher e não utilizará a secadora.

Três dicas básicas sobre tecidos que têm mais tendência a encolher

  • Tecidos de fibra natural, como algodão e lã: se tiver uma peça feita com um desses dois tecidos, redobre a atenção.
  • Jeans podem encolher na primeira lavagem, mas a tendência é voltar ao tamanho normal com o uso.
  • Algumas vezes, roupas de moletom encolhem na primeira lavagem também.

Com essas dicas, você poderá usar sua máquina de secar com mais consciência e bom senso. Ela pode ser de grande ajuda no dia a dia, basta saber utilizar!