Digite abaixo o que procura:

8 dicas de como secar roupas em dias chuvosos!

8 dicas de como secar roupas em dias chuvosos!

Uniformes, roupas de ginásticas e de trabalho: essas são peças fundamentais em nosso guarda-roupa e em nossa rotina. Por isso, elas frequentemente estão na máquina de lavar para que possam ser reutilizadas sem receio. Porém, infelizmente, os dias de chuva são os maiores empecilhos para secar as roupas, devido à alta umidade que fica no ar. Como ainda estamos num período chuvoso, a secagem ao sol tende a fazer falta. Porém, com as dicas certas é possível driblar os imprevistos e manter suas roupas intactas!

Quais problemas a roupa úmida pode causar?

Além da umidade que fica na peça, um dos maiores problemas causados pela má secagem é o cheiro ruim. A umidade entranha no tecido, exalando um odor bem desagradável e constrangedor quando o usuário está entre mais pessoas.  

Entretanto, vale ressaltar que existem outros problemas. A água em excesso também interfere na capacidade de defesa da nossa pele. Portanto, quando a umidade entra em contato com o nosso corpo, irritações, doenças dermatológicas e outras complicações podem ser causadas. As infecções fungicidas – como a candidíase –  são muito comuns para mulheres que usam biquínis e calcinhas ainda molhados.  

8 dicas de como secar as roupas em dias de chuvosos!

É possível sim lavar suas peças nos dias chuvosos, não deixando a tarefa só para os dias de sol. As donas de casa sabem de vários macetes para garantir as peças cheirosas e sequinhas todos os dias. Porém, se você ainda não conhece, descubra como lavar e secar as roupas com segurança e evitar o acúmulo de roupas nos dias de chuva!  

1. Selecione quais peças lavar

Por mais que sua lavanderia esteja cheia, priorize a lavagem das roupas do dia a dia, como uniformes, roupas de cama, peças casuais e de ginástica. Quanto menos roupa tiver no varal, mais fácil será para secar.  

2. Evite o excesso de água

Água acumulada aumenta ainda mais o tempo necessário para a secagem das peças. Utilize bem a opção de centrifugação da máquina ao fim da lavagem e também torça as peças com as mãos, se necessário.  

3. Invista em um varal móvel para secar as roupas

O varal móvel é uma ótima opção para secar as roupas nos dias chuvosos. Com o utensílio doméstico é possível levar as roupas para os ambientes mais arejados da casa e ainda evitar o contato com a chuva.  

4. Coloque espaço entre as roupas

Na hora de estender, deixe as roupas bem afastadas entre si, porém, bem esticadas. O espaço entre peças evita que os tecidos fiquem sobrepostos, aumentando o acúmulo de umidade 

5. Roupas perto de janelas secam mais rápido

Itens pesados, como casacos, calças e roupas de cama, devem ser deixados perto de janelas, onde o vento circula com maior facilidade.  

6. Evite amaciante

Quando a peça fica mal seca, o amaciante potencializa o mau cheiro das peças. Ao invés do produto, utilize duas colheres de vinagre de álcool para cada maquina cheia. Além de evitar o odor ruim, o vinagre ainda combate fungos e bactérias. 

7. Utilize cabides para secar as roupas

Roupas mais delicadas, como camisetas e camisas, podem ser estendidas em cabides postos no varal ou perto de janelas.  

8. Use ventilador para secar as roupas

Se o processo de secagem estiver demorando muito, passe os eletrodomésticos – como ventilador e secador – nas dobras, fundilhos e costuras das peças 

Cuidados extras!

Após a secagem das roupas, algumas dicas na hora de passar e armazenar também são importantes para ajudar na preservação das peças. Confira: 

  • Para não danificá-la, não passe a peça enquanto estiver úmida; 
  • Dispense o uso do vapor do ferro, evitando umedecer ainda mais;  
  • Garanta o perfume da roupa utilizando facilitador na hora de passar; 
  • Não guarde as peças se elas não estiverem bem secas.  

Não esqueça de ler as etiquetas!

A durabilidade de uma roupa depende dos pequenos cuidados. Se o objetivo é aumentar a vida útil da peça, fique atento às etiquetas das suas roupas. Afinal, é para isso mesmo que elas servem. Cada peça possui etiquetagens específicas que instruem sobre a composição e a lavagem da confecção. Leia-as com atenção! 

  

Comente esse post