Digite abaixo o que procura:

7 dicas para recuperar as suas roupas mofadas!

7 dicas para recuperar as suas roupas mofadas!

É muito desagradável pegar uma peça para usar e encontrar suas roupas mofadas. O mofo deixa um cheiro ruim e pode corroer o tecido. Entretanto, esse acontecimento é mais comum do que aparenta, devendo ser solucionado o quanto antes. Além de poder se espalhar por todo o guarda-roupa, o mofo também causa alergias respiratórias, como rinite e sinusite.  

Esse acontecimento inconveniente ocorre mais no inverno, período de menor incidência solar, em que usamos peças pesadas e lavamos menos as roupas. Porém, sem os devidos cuidados, esse problema pode aparecer em qualquer época do ano. Antes de jogar suas roupas no lixo, tente reverter a situação com essas instruções!  

Porque a roupa mofa? 

A umidade é, geralmente, o principal fator que ocasiona o mofo em tecidos e outros materiais. Casas e guarda-roupas úmidos favorecem a proliferação de fungos, responsáveis pelo aparecimento de mofos e bolores. Entretanto, a roupa pode mofar por outro motivo bastante comum: o armazenamento de peças sem a devida higienização.  

Muitas vezes, ao chegarmos da rua, guardamos as peças repletas de sujeiras. Porém, a sujeira é um foco ideal para o aparecimento de bolores. Isso não costuma ser um sinônimo de falta de higiene. Mas, sim, por desatenção.  

7 dicas para remover mofos

O mofo é identificado como uma mancha esbranquiçada ou esverdeada. Mas, independente de como ele apareceu, saiba que é possível reverter a situação de forma simples. Produtos do cotidiano, presentes em nossa despesa, auxiliam nessa tarefa de recuperar as roupas mofadas. Veja as possibilidades:  

1. Álcool

Separando por cores, coloque as peças em um balde com água e 200 ml de álcool. Deixe agir, esfregue e, se não sair, coloque um pouco mais de álcool ou sabão neutro. Enxágue.  

2. Leite fervido 

Se a roupa for delicada, use leite fervido aplicando direto no mofo. Espere o líquido clarear e esfregue. Enxágue bem.  

3. Suco de limão

O limão é um alvejante natural. Por isso, coloque o suco diretamente na mancha, leve ao sol, deixe agir e depois lave.  

4. Bicarbonato de sódio

Manchas mais velhas e difíceis? Use uma colher de bicarbonato para cada litro de água. Deixe a peça de molho e lave abundantemente. Ou então, coloque uma xícara do produto na máquina de lavar.  

5. Vinagre

É indicado para roupas escuras e que desbotam. Passe o produto e esfregue o mofo, deixando de molho por 20 minutos. Depois, enxágue.  

6. Detergente

Use 2 colheres de detergente e duas de água sanitária em um balde d’água. Deixe a peça de molho por duas horas, esfregue e lave. 

7. Ferva as roupas mofadas

Tecidos grossos e resistentes podem ser aferventados em uma panela. Na água, use uma colher de chá de bicarbonato de sódio para um litro.  

Cuidados básicos com suas roupas! 

É verdade que casas antigas estão mais propensas a ter objetos e roupas mofadas. Entretanto, o mofo não é uma consequência apenas externa, de condições que não podemos controlar. Muitos cuidados que temos com nossas roupas determinam a sua durabilidade e conservação. Veja os principais:  

  • Abra as portas do roupeiro uma vez por semana para ventilar;
  • Afaste o guarda-roupa da parede úmida; 
  • Armazene peças em sacos à vácuo (para que não abafar);  
  • Cobertores e casacos devem pegar sol periodicamente;  
  • Deixe todas as roupas expostas ao sol pelo menos uma vez no mês;  
  • Higienize o guarda-roupa com água sanitária sempre que possível;  
  • Lave suas peças com maior frequência;   
  • Não guarde peças molhadas; 
  • Ponha pedaços de giz perto de lãs para reter a umidade;  
  • Use antifúngicos em peças e roupeiros. 

Evite roupas mofadas!

A lavagem e a secagem correta seguem sendo as melhores soluções para a conservação de suas roupas. Mas, lembre-se que cada uma delas possuem materiais e finalidades diferentes. Por isso, fique atento às instruções das etiquetas. Nela está descrito tipo de tecido, mas, também, as formas adequadas de lavagem.  

Comente esse post