Digite abaixo o que procura:

Etiquetas bordadas te ensinam a cuidar da sua roupa de algodão | Sansil Etiquetas Bordadas

Etiquetas bordadas te ensinam a cuidar da sua roupa de algodão

Roupas bordadas e acessórios, independente se foram feitos à mão ou na máquina de costura, apresentam pontos elaborados feitos com a aplicação de fios sobre um tecido de base que pode ser de algodão, lã, linho, seda ou sintético. Os fios podem ser de lã, algodão, metal, seda ou acrílico. Como em qualquer peça customizada, deve-se tomar cuidado para preservar o trabalho e o tempo investido.

Teste se as linhas soltam cor

Quase todas as roupas e acessórios agora têm etiquetas com instruções de lavagem e conservação que lhe dizem como limpar o item. Mas antes de fazer qualquer coisa com roupas bordadas, você deve verificar se as linhas da peça soltam algum corante. O teste é simples. Molhe um pedaço de pano branco com água fria e esfregue-o cuidadosamente sobre cada cor de linha diferente em sua roupa ou acessório. Se houver áreas menores, use um cotonete. Se houver alguma transferência de cor para o pano ou cotonete branco, não lave sua roupa ou item, pois a lavagem resultará em descoloração e desbotamento. Dirija-se a uma lavanderia profissional em vez disso.

Se não houver transferência de cor e o tecido base for lavável, você pode lavar a mão ou lavar na máquina, utilizando o ciclo delicado sempre que disponível.

Para conservar as peças de algodão é necessário cuidado redobrado, principalmente, durante a lavagem, a fim de evitar que encolham ou que manchem. Entretanto, em primeiro lugar, para comprar uma peça 100% algodão e não ser enganado é preciso estar atento à etiqueta da roupa e ler ali a sua composição. Assim, será possível verificar do que a peça é realmente feita.

Ainda na etiqueta, você encontrará as instruções de como lavar a peça corretamente. Normalmente, este tipo de roupa é resistente à máquina e, por isso, pode ser colocada na lavadora. Ainda assim, é bom considerar alguns aspectos para não o danificar.

É aconselhável, portanto, virá-la do avesso antes de lavar para evitar que desgaste. Além disso, apesar de muitas peças de algodão poderem ser lavadas em água quente, é necessário estar atento e não lavá-las a altas temperaturas, porque podem encolher ou perder cor. Geralmente, também é possível colocá-las na secadora após a lavagem, mas, lembre-se que se deve sempre consultar as instruções de lavagem que aparecem na etiqueta de cada peça.

Comente esse post