A identidade visual de uma marca é responsável por gerar conexão e atrair os clientes até o negócio. Por isso, a criação estratégica de imagens gráficas é essencial no processo de marketing e branding, para ter uma identidade forte e se fazer lembrado no mercado. 

É por isso que as empresas têxteis devem apostar em um ótimo branding para roupas. O desenvolvimento de logomarca, produtos e, neste caso, de etiquetas para as confecções, irão transmitir para o consumidor valor, credibilidade e profissionalismo. Confira as dicas para destacar a sua imagem

O que é identidade visual? 

A cara de uma marca: é assim que podemos resumir o que é a identidade visual. Como base, está a combinação de elementos gráficos (cores, tipografia, formas, símbolos e figuras) na criação de um projeto visual que estará presente em logo, produtos e até artes para mídias.  

Além da logomarca, a arte que simboliza a marca em si, a identidade visual é responsável por todo o branding. A identidade, portanto, considera não só o segmento da empresa, mas também seus valores e objetivos. 

A escolha de tipografias e cores para a identidade visual da sua marca

O primeiro e principal elemento gráfico de uma identidade visual é o logotipo. Para isso, é importante se ater a duas principais combinações: tipografia e cor. A tipografia é a fonte, ou seja, a letra usada em uma logomarca. 

Dependendo das suas formas e contornos, a mensagem da empresa pode variar entre formal, divertida e criativa. Porém, além disso, é fundamental investir na psicologia das cores. 

Este é um estudo que aponta que o uso da tonalidade certa desperta sensações e emoções nos consumidores, podendo facilitar a compra. A cor desperta sentimentos como alegria, confiabilidade e até mesmo raiva ou desejo. Veja alguns exemplos para aplicar conforme o segmento: 

Vermelho


Raiva, paixão, perigo e sensualidade.  

Roxo


Intelecto, mistério, delicadeza e sensibilidade. 

Azul


Responsabilidade, limpeza, harmonia e tranquilidade. 

4 dicas para a criação da sua logomarca!


Agora, não esqueça que uma identidade visual de qualidade requer estudo e desenvolvimento de um profissional. Entretanto, é possível solicitar a sua logomarca considerando dicas fundamentais para a sua marca. 

A logo precisa estar alinhada ao objetivo da empresa. Confira o que mais considerar na criação de identidade:

1 – Pesquisar nunca é demais!


Logomarca é algo para sempre. Por isso, pesquise muito e leve para o seu profissional referências com base em tendências do mercado. 

2 – Faça um benchmarking


Faça também uma pesquisa entre os concorrentes. Esse hábito ajudará na inspiração para a logomarca, mas, principalmente, evitará brandings semelhantes. Para se destacar, é importante ter uma identidade visual única. 

3 – Defina o que deseja transmitir na identidade da sua marca


Depois disso, é hora de definir o que deseja passar para o público-alvo através dos elementos gráficos. Ainda que a arte seja uma responsabilidade do profissional de design e marketing, é importante que tudo seja alinhado primeiro com os seus interesses. 

4 – Menos é mais!


Porém, não esqueça de não pecar pelo excesso! A fácil memorização de uma marca está atrelada a facilidade em olhar as informações e memorizar a identidade visual. Muitos elementos podem parecer confusos. Por isso, priorize uma logomarca bonita, porém simples e direta. 

A importância das etiquetas para a identidade da sua marca de roupa


Sabe qual tipo de produto é fundamental para a sua identidade têxtil? As etiquetas das confecções! Afinal, esse artigo é obrigatório em qualquer roupa para servir de instrução de uso e cuidados ao consumidor. Por isso, capriche na logomarca que estará junto das suas fabricações! 

A Sansil é especializada em etiquetagem bordada. Além da confecção do acessório têxtil, criamos a logomarca bordada da sua empresa de forma personalizada. Mande a sua arte gráfica ou solicite um orçamento