Veja algumas dicas para fazer com que a vida útil dos trajes de banho seja maior e você possa aproveitá-los por mais tempo:

1 – Aplique óleo bronzeador e protetor solar antes de vestir o traje

Compostos gordurosos geralmente são encontrados em produtos bronzeadores e alguns cosméticos. O contato direto com eles pode manchar e até degradar a malha. Por isso, lembre-se de aplicar bronzeadores e protetor solar antecipadamente, até que sejam completamente absorvidos pela pele para depois vestir o traje de banho. Na hora de reaplicar, o ideal é que não toquem as peças de banho.

2 – Lave a peça após o uso

Mesmo que você não tenha entrado no mar ou na piscina, seu biquíni precisa ser lavado, pois o suor pode contribuir para desbotamento e o surgimento de manchas. A lavagem elimina produtos químicos e substâncias que prejudicam as fibras delicadas do top ou calcinha, tais como água salgada, cloro, suor, óleo de bronzear, protetor solar, sujeira e areia.

3 – Cuidado com o uso de pregadores

Os pregadores devem ser colocados próximo de costuras ou alças, pois a pressão exercida do pregador sobre o tecido enquanto ele seca no varal pode marcar a peça definitivamente. Outra opção é colocar as peças horizontalmente entre duas toalhas secas e pressioná-las suavemente para que absorvam o excesso de água.

4 – Certifique-se de que as peças estão secas antes de guardá-las

Se as peças não estiverem bem secas antes de serem guardadas em saquinhos, por exemplo, elas ficarão abafadas, o que pode propiciar o aparecimento de mofo. Além disso, alguns tecidos também podem manchar se guardados assim. Por isso, tenha certeza de que as peças estejam bem secas antes de guardá-las.