Muitas pessoas não gostam desse momento que antecede as viagens: a hora de fazer as malas. Isso porque é uma atividade que requer planejamento e atenção e, muitas vezes, acaba tomando bastante tempo.

Separamos algumas dicas para economizar tempo na hora de fazer suas malas e para que esse momento continue sendo apenas um detalhe de viagem e não passe a ser protagonista de problemas. Uma bagagem mal dimensionada pode comprometer (e muito) seus planos. Confira alguns truques para otimizar o momento de fazer as malas:

1 – Escolha a mala certa

Para viagens longas a boa e velha mala com rodinhas é uma ótima pedida. Normalmente, elas são espaçosas e acondicionam bem um maior volume de bagagem. Para viagens curtas as mochilas ou bolsas de viagem são perfeitas, cabem o necessário e permitem uma fácil e rápida locomoção.

2 – Otimize o espaço

Inicie forrando a mala com sapatos, nos vãos, insira meias ou alguma outra peça que construa um nivelamento, em seguida coloque as peças mais pesadas como casacos e calças, depois as peças mais leves. Tente manter a superfície mais uniforme possível. Nos vãos que surgem aproveite para inserir acessórios ou roupas íntimas.

3 – Escolha roupas básicas

Ter peças chaves em sua mala vai te permitir ter várias combinações. Por isso, priorize os modelos básicos e versáteis, como jeans, cores neutras, etc. Para variar os looks, aposte nos acessórios! Eles podem mudar o visual e ocupam pouco espaço na mala.

4 – Utilize sacolas para manter a organização

Geralmente, na volta das viagens, as malas voltam muito desorganizadas e com volume ainda maior do que na ida. Para melhorar isso e manter a organização, uma boa dica é levar algumas sacolas para separar roupa suja, molhada, roupas íntimas e meias. Esta prática ajuda bastante no momento de refazer a mala para retornar à origem.